segunda-feira, 17 de maio de 2010

Google captura dados de internautas que usam Wi-Fi

Carros que tiram fotos de cidades têm código que permite coletar informações

Raphael Hakime/06.jan.2010
Carro do Google fotografa a marginal Pinheiros, em SP
O Google admitiu que os carros do serviço Street View, que exibe imagens em 360º das ruas, coletam dados transmitidos pela internet por usuários de redes Wi-Fi (sem fio) que não protegem suas conexões com senha. No fim de abril, a empresa havia dito que não fazia isso, mas disse que a informação estava errada.
As cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro já passaram pelo processo de captação das imagens para serem incluídas no serviço, que deve ser lançado no país ainda neste ano. Os internautas brasileiros também foram afetados.
De acordo com a empresa, a captura de dados ocorre por um "erro". Em comunicado o Google diz que o software usado nos carros tem um código, supostamente colocado ali por engano, que permite obter as informações trocadas pelos usuários por meio da internet, mas negou ter usado esses dados em produtos da empresa. 
– Quando ficamos sabendo desse problema, nós separamos essas informações em nossa rede e as tornamos inacessíveis. Nós queremos deletar esses dados assim que possível e estamos conversando com órgãos regulatórios de certos países para saber como descartar isso rapidamente.
Essa é mais uma polêmica envolvendo o Street View e a privacidade. Como as imagens são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em polêmicas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas. Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes das imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores das cidades por onde passam seus carros em situações constrangedoras.
O serviço surgiu em 2007 como uma evolução do Google Maps, que permite a localizar países, cidades, ruas e lugares específicos com a vantagem de ter ainda imagens em três dimensões de cidades e principais pontos históricos do mundo. O Google usa veículos que carregam câmeras superpotentes para registrar as imagens dos locais escolhidos pela companhia. Em alguns lugares de difícil acesso, o registro é feito pelo Trike, um triciclo equipado com câmera.

Nenhum comentário:

TV ONLINE

TV ONLINE

TV ONLINE