Saúde


Introdução de Como funciona a meningite

Meningite é o nome que se dá para a infecção e inflamação das meninges. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos – e pode ser fatal. Em 2006 morreram no Brasil mais de 2.500 pessoas vítimas da meningite.
Epidemias recentes da doença tiveram efeitos como o cancelamento em 1975 dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo.
Atualmente a meningite do tipo B é endêmica nas grandes cidades brasileiras, o que significa que volta e meia aparece um caso, a vigilância epidemiológica é alertada, descobre o foco e impede aparecimentos de novos casos.
Antes de explicar em detalhes as diferentes formas de meningite, vamos relembrar na próxima página a estrutura do sistema nervoso central.
Meninges e sistema nervoso central
O sistema nervoso central é composto por várias partes, incluindo uma caixa de proteção, chamada caixa craniana, que tem a função de proteger océrebro, e a coluna vertebral, que protege a medula óssea - que também faz parte do sistema nervoso central. Embaixo da estrutura óssea e envolvendo todo o sistema nervoso central ficam as meninges, que são três: a mais externa se chama dura-máter, a intermediária se chama aracnóide e a mais interna se chama pia-máter (veja na ilustração abaixo).
Entre as duas meninges mais internas, aracnóide e pia-máter há um espaço que fica completamente preenchido por um líquido chamado de líquido céfalo-raquidiano ou simplesmente liquor. À infecção dessas estruturas se dá o nome de meningite, que pode ser uma doença grave e fatal, dependendo da sua causa.


Sistema nervoso central e a localização das meninges
©2008 ComoTudoFunciona
O sistema nervoso central e a localização ds meninges




medula espinhal
©2008 ComoTudoFunciona

Nas próximas páginas, conheça a história da meningite no Brasil, seus tipos, as formas de tratamento e os meios para evitar o contágio.

TV ONLINE

TV ONLINE

TV ONLINE